segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2012.

2012 foi um bom ano. Um muito bom ano. Sou uma sortuda. Fui (sou) muito feliz.
Do inicio do ano vem logo à memória, claro, exames, exames, exames. Muito trabalho, mas com a devida recompensa. Não posso dizer que me tenha saído mal. Estou satisfeita.
Viagem por uma bela cidade europeia, com o meu sol (aqui, a partir de agora, o teu nome é sol). Viagem com muito, muito frio (daí ter levado o meu sol), muita comida boa, muita cultura, muito passeio, muito amor. Viagem maravilhosa. Eu disse que era uma sortuda.
Outra viagem a outra cidade europeia. São as vantagens de se ter família para fora.
Pelo meio, muitas decisões. Eramus ou não erasmus? Partir ou ficar?
Desilusões com a faculdade. Desilusões com o país. Um misto de sentimentos. Gostar do meu cantinho, mas não gostar da mentalidade, não gostar de não se poder sonhar no meu país, de nos cortarem as esperanças e o poder visualizar um futuro, aqui.
Decisão final de partir, mas sem querer pensar muito nisso.
Segunda época de exames. Novamente boa, dentro das expectativas.
Verão. Lembrar-me que em Setembro me ia embora, mas imediatamente ordenar ao cérebro que deixe de pensar nisso. Ordenar-lhe que pensasse em aproveitar o verão.
Cérebro muito bem mandado. E que grande verão. Com muito sol. E com muito meu sol. Casinha de pano dentro do carro e aí fomos nós. Passear, conhecer, descobrir, encantar. E, por vezes, o medo de Setembro. Medo que às vezes não me deixou aproveitar, confesso. Medo, muito medo.
Fim de férias inicio de Setembro, terrível. O descontrolo total. O pensar que ia ligar a quem de direito e dizer "muito obrigadinha pela oportunidade, mas eu fico por cá.". A antecipação de saudade a doer. Senti-me completamente perdida. Ainda hoje me pergunto como consegui. Sair daqui. Dar o último beijo, o último abraço e conseguir sair.
Chegada a nova cidade. Fazer da nova casa, o meu lar. Começar a chamar aquela cidade, a minha cidade. Descobrir sozinha sítios bonitos. Sítios que queria mostrar ao meu sol.
Chegada da visita do meu sol. E aquela cidade ficou mais bonita. E voltamos a aproveitar. Muito! Dias maravilhosos. Volto a dizer que sou uma feliz sortuda, por ter sido possível.
Ida do meu sol, e novamente perdida.
Reencontrar-me naquela cidade. Traçar novos objectivos, desta vez meus. Não seriam apenas objectivos para quando tivesse a visita do meu sol, pois essa não ia existir mais. Então, era tempo de traçar objectivos só meus. Aprender, aprender e desfrutar  Encontrar pontos positivos na cultura. Absorver que nem uma esponja tudo dali, sem ir contra aquilo que defendo e acredito.
Decisão de fazer o estágio também em Espanha e com o meu sol. Muitos obstáculos. Muita burocracia. Muitos mal entendidos. Mas, e felizmente, muitas pessoas boas apareceram no meu caminho, dispostas a ajudar. E consegui. Consegui! Ainda hoje não acredito muito bem. Mas consegui! E aí vamos nós para mais uma grande aventura. Mas hoje é sobre o 2012 e não o futuro.
Viagens a outras cidades. Igualmente boas. Passagem, também, por Barcelona, num género de "Até já. Vemo-nos em Fevereiro.".
Muito trabalho. Métodos de trabalho diferentes. Poucas horas de sono. Objectivo cumprido.
Regresso a Portugal para o Natal. Maravilhoso. Reunião com todas as pessoas que estão espalhadas por essa Europa fora e o sentimento de que está tudo na mesma, está tudo bem.
Winter break com o meu sol. E mais não digo.
Se me perguntam o que aprendi com 2012, irei imediatamente para os últimos tempos. Já aqui tenho falado nisso. Resumiria numa frase. Aprendi que é possível. Aprendi que é possível sair do nosso cantinho e fazê-lo noutro sítio. Aprendi que é possível demonstrar amor e apoio sem se estar lado a lado fisicamente. Aprendi que é possível por mais fracos que estejamos, levantarmo-nos e tornarmos o dia num dia bom.  Aprendi que é possível sair de Portugal e partir atrás do nosso sonho. Aprendi que é possível encontrar mais tolerância, mais paciência noutros sítios, com pessoas que passam pela mesma situação que nós. Aprendi que é possível conseguirmos o que queremos desde que trabalhemos mesmo muito para isso. Aprendi que é possível encontrarmos a nossa própria felicidade, se lutarmos muito por ela. Por isso, aprendi que é possível, é a minha lição de 2012. Uma lição que, sem dúvida, me dá mais animo para o 2013, mas acima de tudo, me faz agradecer muito, muito, muito, o meu 2012.
Como disse, 2012 foi um ano bom, um ano muito bom, sou uma sortuda, fui e pretendo continuar a ser muito feliz.
Obrigada 2012.
Serás guardado com muito carinho.
Obrigada.

2 comentários:

  1. Feliz 2013 e que seja tão bom quanto o 2012.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que o teu ano 2013(e o do teu Sol)sejam tão bom ou melhor que 2012!!!
    É muito bom lermos reflexões de pessoas que reconhecem a maravilha que viveram!
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar