sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A mentalidade portuguesa.

Não gosto da mentalidade portuguesa. Nunca gostei muito e cada vez gosto menos.
Vá, atirem-me pedras e mandem-me para a fogueira. Mas não gosto.
Não gosto do discurso do coitadinho. Não gosto do "Como estás?", "Vai-se andando... Sabes como é..." Fico louca. Porque é um acto mecânico. O "vai-se andando". Porque não se dá graças às pequenas coisas que se tem. Porque se está sempre de olho no vizinho. Porque se o outro tem (porque pode ter) já não devia ter, porque o primeiro não pode ter.
Também não gosto da inércia. Do ficar parado à espera que as coisas se resolvam. Do depender de outro para resolver problemas. Do paternalismo a que as pessoas estão habituadas e respondem. Porque o outro é que tem que resolver o problema.
Também não gosto do andar sempre a meter-se na vida do outro, a julgar, a apontar o dedo e a dar mil e umas soluções para aquilo que acha que a vida do outro deve ser.
Se somos um povo caloroso e querido e hospedeiro ao máximo? Até podemos ser. Mas se nos preocupássemos menos com sermos simpáticos para tudo e todos, e mais em sermos verdadeiros connosco próprios, isto, para mim, melhorava muito.
Aproveitar mais o que temos, desejar mais e lutar por mais. Não "ir-se andando" à espera que os problemas se resolvam, com o sorriso do simpático português. Está na altura do português deixar de ser o burro feliz e simpático. Não gosto. E eu própria, por vezes, tenho destas atitudes mecânicas em mim. Há mais coisas que não gosto, mas como gosto deste blogue, hoje fica por aqui, senão os que estão por aí ainda se fartam de mim.

5 comentários:

  1. Concordo contigo em tudo o que dizes, mas faz parte...o português tem o seu quê de dramático e trágico! É o fado!!

    ResponderEliminar
  2. Já somos duas!!!! Eu detesto!!!! Tem que mudar urgentemente!
    Bj S

    ResponderEliminar
  3. Acabei de chegar ao teu blog, e dei-me logo de caras com este texto. O interessante é que eu não poderia tê-lo escrito melhor! Estes aspectos da nossa mentalidade colectiva sempre me incomodaram, mas agora que já vivo fora do país há 4 anos é que consigo perceber realmente as várias formas como esta mentalidade nos impede de andar em frente...

    P.S.: Gostei do blog e vou seguir!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. That is so true! As a foreigner in Portugal that is exactly what I dislike about your beautiful country!

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente é uma pena que as pessoas se recusem a mudar e critiquem os que mudaram

    ResponderEliminar